Dicas para comprar uma casa para alugar

Comprar uma casa como investimento para receber aluguéis é uma grande decisão, que traz grandes implicações financeiras. Neste post vamos aprender o que você precisa saber para investir em uma casa para alugar, os fatores que vai precisar considerar e o que enxergar na casa que pretende comprar.

Existem diversas formas de ganhar dinheiro comprando imóveis. Você pode comprar uma casa esperando uma valorização e revender, pode comprar uma casa antiga, reformar e revender incluindo seu lucro, ou , simplesmente, comprar um imóvel pensando em colocar ele no mercado para receber um fluxo mensal e constante de aluguel. Pode ser uma simples casa ou até um prédio inteiro de apartamentos.

Então, resumindo, quando comprado o imóvel, ache inquilinos e faça as manutenções necessárias ao longo do tempo, enquanto recebe os aluguéis. Quando planejada e bem executada a operação, o investimento se torna uma fonte de renda e lucro após alguns anos.

Quando comprar o imóvel, considere qual o tipo de residência para alugar. Cada tipo de casa vem com diferentes tipos de responsabilidades e manutenções. Um apartamento, por exemplo, poderá trazer menos manutenções que uma casa maior. Tudo isso deverá ser computado na hora de calcular o valor do aluguel.

Separamos alguns prós e contras sobre o tema:

Pontos a favor:

– Aluguel é uma fonte passiva de renda, o que significa você continuar trabalhando e recebendo uma renda extra todo o mês, líquida, na sua conta.
– Assim como outros investimentos no mercado imobiliário, estes ativos costumam sempre estar se valorizando, o que irá acrescer seu retorno ao final do ciclo da operação.
– Você é isento de IR se receber até R$ 1903,98 por mês de aluguel. Os valores excedentes passam a ser cobrados uma alíquota de imposto.
– Investimentos em ativos do mercado imobiliário opções relativamente estáveis e seguras.

Pontos contra:

– Caso você alugue diretamente ao inquilino, você poderá ter que lidar com situações desconfortáveis ao longo do tempo. Neste caso, alugar por uma imobiliária é a melhor opção.
– Você não tem liquidez caso desista da operação e queira reaver o valor investido no imóvel pela venda do ativo.
– Seu sucesso dependerá da capacidade de pagamento dos inquilinos e poderá passar por tempos de economia difícil e possivelmente ter uma vacância inesperada.
– A principal obrigação do proprietário é entregar o imóvel em boas condições de habitação e realizar as manutenções preventivas e estruturais, como elétrica e hidráulica. É sempre ideal guardar mensalmente um valor de reserva para estas eventuais despesas.
– No caso de alugar muitas propriedades, ou um prédio inteiro, contratar uma empresa de gerenciamento para estes ativos pode ser custoso.

Retorno do investimento

Vamos calcular o retorno de investimento em um imóvel para alugar, considerando um ciclo de 10 anos.

O primeiro passo é calcular a sua renda anual e retirar a reserva de manutenção periódica, onde vamos considerar 5% do valor recebido. Ainda teremos de deduzir IPTU.

Supondo um apartamento de 350.000 reais que seja alugado por exatos 1900 reais para que não haja incidência de IR e um valor do IPTU de 600 reais anuais.
O valor de reserva a ser separado será de 95 reais por mês.
Fazendo as contas, chegamos em um valor de renda 21.060 reais/ano.
Considerando que a valorização do imóvel e dos aluguéis se mantenham proporcionas ao longo desses 10 anos, não iremos adicionar esse detalhe aos cálculos.

Ao final do ciclo planejado, você poderá vender o imóvel e realocar recursos em um novo investimento, ou programar um ciclo de exaustão por mais 10 anos.
O rendimento anual será de 6,02% ao ano.

Para concluir, podemos dizer que não é tão simples comprar um imóvel para alugar. São muitas decisões e pode ser trabalhoso, mas pode ser um investimento bastante seguro para o futuro. Saber onde está entrando é essencial para ter sucesso neste ramo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *