O Projeto Estrutural faz parte do conjunto de projetos complementares essenciais para construção; nele são representados e dimensionados os elementos estruturais, como vigas, pilares, lajes e demais componentes responsáveis pela sustentação da edificação.
A elaboração do Projeto Estrutural deve se comunicar com o Projeto Arquitetônico e demais projetos complementares, como o Projeto Hidrossanitário e Projeto Elétrico, pois pode fazer com que alguns elementos destes projetos sofram modificações durante a etapa de compatibilização.
Preferencialmente o sistema estrutural a ser utilizado deve ser decidido na etapa de planejamento do Projeto Arquitetônico, a fim de prever soluções já compatíveis com o sistema adotado.
Apesar de serem projetos distintos, é comum que o Projeto de Fundação seja considerado uma parte do Projeto Estrutural, visto que são interdependentes, principalmente em relação à posição dos pilares e blocos de coroamento.
Caso sejam elaborados separadamente, o projetista estrutural responsável pelo projeto assume que a edificação será construída sobre terreno estável com resistência suficiente para suportar as cargas indicadas e que o posicionamento de todos elementos arquitetônicos e estruturais serão mantidos, sendo necessário fazer os devidos ajustes se houver alterações em qualquer projeto.
O Projeto Estrutural é de grande importância principalmente por dois motivos: Segurança e Economia. Um bom Projeto Estrutural garante que não será necessário realizar modificações posteriores à sua execução, o famoso “quebra quebra”.
O projeto também é feito de modo a reduzir o custo de manutenção e aumentar o tempo de vida das construções. Além disso, quando o projeto é feito por um profissional competente, e executado da maneira correta, evitamos o superdimensionamento da estrutura, trazendo economia ao empreendimento e maior segurança.
Outro ponto que faz o Projeto Estrutural merecer uma atenção especial é a dificuldade de realizar correções na estrutura após sua execução. O concreto é um elemento de altíssima resistência que requer maquinário próprio para demolição. Além disso, a integração entre as peças estruturais impede que sejam modificadas isoladamente, exigindo um estudo detalhado sobre os possíveis impactos no caso de intervenção.
Por exemplo, é muito mais viável abrir a alvenaria para colocação de janelas em uma reforma do que remover pilares e vigas, sendo necessário prever reforço estrutural para evitar o desabamento da edificação.
Um projeto eficiente garante uma economia de até 15% em sua obra.
Building Information Modeling (BIM) é o que se tem de mais moderno em elaboração de projetos na atualidade
Garantimos que todos os aspectos do projeto estejam alinhados e integrados entre si, evitando eventuais retrabalhos durante a obra.
Envio da lista de materiais com base em cálculos, gerando uma economia significativa e reduzindo desperdícios.
É rápido, fácil e 100% digital, de qualquer lugar do mundo.
Quer orçar um projeto?